Gestão Corporativa e Governança de TI

Alinhando ações de TI com estratégias de negócio, materializando diretrizes de alto nível em sistemas corporativos, atendendo a requisitos de auditorias e reduzindo riscos e impactos de falhas em ativos de TI.

A LIFE possui um alto padrão para selecionar seus profissionais e prestar os serviços de melhor qualidade para sua empresa, procuramos sempre buscar os melhores resultados possíveis para aumentar seus lucros. Com amplo conhecimento nas áreas de Gestão Corporativa e Governança de TI, a LIFE oferece diversos serviços e produtos para sua empresa. Entre eles:

  • Alinhamento das ações de TI com estratégias de negócio e políticas corporativas previamente definidas.
  • Materialização das diretrizes de alto nível na implementação de sistemas corporativos de TI para suporte às atividades do dia-a-dia de processos de negócio. 
  • Atendimento das necessidades de negócio relativas a auditoria de sistemas de TI e conformação com normas e códigos de boas práticas.
  • Aumento dos níveis de eficiência e sinergia dos sistemas corporativos de TI para suporte às atividades de negócio.
  • Redução dos riscos e impactos associados ao comprometimento da segurança de ativos tangíveis e intangíveis de TI.
  • Maximização da geração e proteção de valores de negócio associados aos ativos intangíveis.

Entre algumas das implementações a LIFE adota:

  • Análise e identificação de situações de desperdício, retrabalho, dependência, falta de transparência, falta de qualidade, questões culturais e gargalos em processos de TI, elaborando um diagnóstico do estado atual.
  • Mapeamento de necessidades de negócio sobre requisitos e restrições de processos de TI, identificando oportunidades de geração de valores de negócio a partir do alinhamento das atividades de TI, por meio da gestão de governança.
  • Definição e implementação de um modelo de gestão de governança de TI para atendimento das necessidades de negócio, definindo, entre outros pontos: políticas, processos, procedimentos, registros, bases de dados, documentação de suporte, papéis e responsabilidades dos agentes envolvidos.
  • Definição e aplicação de critérios de classificação e de avaliação do nível atual de governança dos processos de TI frente ao modelo adotado, levando em conta suas respectivas aplicações em diferentes áreas de negócio da empresa. 
  • Definição de requisitos, metas de curto e longo prazo, bem como estratégias de implantação da gestão de governança de TI, segundo necessidades de negócio e alinhamento com diretrizes previamente definidas.
  • Elaboração e implementação de um plano de ações visando a implantação da gestão de governança de TI para atender as necessidades de negócio, identificando posteriormente os pontos fortes e fracos das estratégias adotadas no que tange à materialização das diretrizes de alto nível através da utilização de sistemas corporativos de TI, atendimento a requisitos de auditorias de TI, aumento dos níveis de eficiência e sinergia dos sistemas de TI, redução de riscos e impactos de TI nos negócios, e maximização da geração e proteção de valores de negócio associados aos ativos intangíveis, definindo, entre outros pontos: papéis e responsabilidades, participantes selecionados, esforço estimado, marcos de projeto, riscos de implementação e ações de mitigação, rotina de comunicação entre grupos de trabalho, investimentos, cronograma físico-financeiro, detalhamento das atividades, atas e registros, tipos e estruturas de documentos acessórios, objetos finais entregues ao final dos trabalhos e regras de apresentação e aprovação.
  • Análise de riscos e impactos nos negócios (BIA - Business Impact Analysis) causados por falhas nas linhas de negócio associados ao comprometimento da segurança (disponibilidade, integridade e confidencialidade) de ativos de TI considerados tanto isoladamente quanto em conjunto, além da elaboração de um portfolio de riscos de TI, como também elaboração e implementação de um plano de ações para redução efetiva dos riscos para níveis aceitáveis.
  • Elaboração e implementação de um plano de capacitação de profissionais para gestão de governança de TI e suporte às atividades de geração de valores de negócios através do desenvolvimento e utilização de sistemas corporativos de TI.
  • Especificação e implementação de uma base de dados para registro de ativos de TI, políticas, processos, procedimentos, documentos, índices de alinhamento estratégico e de criticidade, responsabilidades, papéis, decisões, atas, riscos, incidentes e problemas, para suporte efetivo à gestão de governança de TI. 
  • Análise dos resultados finais obtidos frente ao esperado, considerando, por um lado, os investimentos e esforços de desenvolvimento das ações de gestão de governança TI e, por outro, a efetiva geração e proteção de valores de negócio para a empresa.