GOVERNANÇA DE TI

O que é Governança de TI e qual a sua importância para a tomada de decisões nas empresas ?

No atual cenário corporativo, brasileiro e mundial, a Governança de TI é parte integral e grande aliada da Governança Corporativa, com papel de destaque na elaboração das estratégias e na definição dos objetivos das organizações.

A Governança de TI refere-se, na prática, à associação estruturada de um conjunto de diretrizes, responsabilidades, competências e habilidades, compartilhadas e assumidas dentro das empresas por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI, objetivando controlar efetivamente os processos, garantir a segurança das informações, otimizar a aplicação de recursos e dar suporte para a tomada de decisões, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas das organizações.

Essa definição deixa clara a importância da Governança de TI, mostrando que ela não é somente uma área de suporte aos processos de negócio, mas uma parte fundamental no contexto do planejamento estratégico das grandes empresas.

As cinco principais áreas de foco da Governança de TI dentro das empresas

Alinhamento Estratégico
A Governança de TI garante que tanto os processos de negócio como os de tecnologia da informação trabalhem conjuntamente.
Entrega de Valor
Benefício importante da Governança de TI, assegurando que o setor de tecnologia da informação seja o mais eficiente e eficaz possível.
Gerenciamento de Riscos
A Governança de TI permite que a empresa visualize abrangentemente eventuais riscos para o negócio e dá meios de minimizá-los.
Gerenciamento de Recursos
Neste caso, o papel da Governança de TI é garantir que a gestão dos recursos humanos e tecnológicos da empresa seja o mais otimizada possível.
Mensuração de Desempenho
Utilizando-se de indicadores que vão muito além dos critérios financeiros, a Governança de TI assegura uma medição e avaliação precisa dos resultados do negócio.

Como a GTI pode ajudar a minha empresa ?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Governança de TI, é necessário conhecer um pouco melhor sobre as suas vantagens e como ela pode ajudar a sua empresa. Basicamente, a implantação de suas práticas promove a segurança de toda a informação que circula no interior de seus sistemas e softwares, assim como garante a durabilidade e eficácia de todos os recursos de TI que estão em uma organização. Dessa forma, é possível:

Evitar que dados e informações sigilosas sobre a sua empresa sejam vazados, causando enormes danos aos seus negócios;
Garantir a automatização dos processos e das tarefas específicas, economizando, assim, tempo e dinheiro;
Assegurar a eficácia e facilitar a utilização das ferramentas e recursos de TI dentro de sua empresa, pois com a sua implantação, há menos riscos de bugs, paradas ou fatores que comprometam o seu funcionamento;
Melhorar e inovar os processos de gestão, marketing e vendas de seus negócios, tornando assim a sua empresa mais competitiva;
Antecipar os problemas e os riscos que podem prejudicar os seus negócios e, dessa forma, garantir mais precisão nas suas decisões.

Frameworks da GTI

Para implantar a Governança de TI em sua empresa, é importante que você conheça todos os frameworks – em outras palavras, modelos de trabalho – que fornecem as métricas e o que deve ser feito para garantir a eficácia desta prática.

Os principais frameworks da GTI são:

COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology)
Modelo de trabalho mais utilizado na Governança de TI e está na sua versão 5. Ele apresenta recursos que incluem sumário executivo, controles de objetivos, mapas de auditorias, indicadores de metas e performances e um guia com técnicas de gerenciamento. Suas práticas de gestão são recomendadas por especialistas da área e ele pode ser utilizado para testar e garantir a qualidade dos serviços de TI prestados, utilizando um sistema de métricas próprio.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Este é um framework que é voltado para o público e não para o proprietário. O ITIL define o conjunto de práticas para o gerenciamento dos serviços de TI por meio de “bibliotecas” que fazem parte de cada módulo de gestão. Dessa forma, diferentemente do Cobit, este é um modelo mais focado para os serviços de TI em si.
PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
Este framework está voltado para o gerenciamento de projetos da área e melhorar o desenvolvimento e a atuação dos profissionais de TI. Todas as definições, conjuntos de ações e processos do PMBOK estão descritos em seu manual, que expõe as habilidades, ferramentas e técnicas necessárias para realizar a gestão de um projeto.


O que você ganha com aplicação da GTI ?

Conhecer melhor todo o funcionamento da Governança de TI e as suas vantagens já é o primeiro passo para a sua implantação, a fim de garantir a melhoria de seus serviços e produtos. Se você se sentiu atraído pela ideia, não hesite em apostar e investir nela. Esta é a melhor forma de conquistar o sucesso do uso de TI em sua empresa.